Primeira Obra Social da Arquidiocese de Maringá está em Floresta


A paróquia está marcada com um empreendimento que registra sua história na Diocese de Maringá. O 1º pároco, Padre Antônio Luigi Martinelli, durante a realização do Concílio Ecumênico Vaticano II, em Roma, através de amigos da cidade de Brescia, juntamente com o Arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho fundaram o Secretariado Central de Obras Papa João XXIII e a primeira obra assistencial realizada na Diocese de Maringá, com a fundação do Orfanato Papa João XXIII, no ano de 1966. Padre Antônio Martinelli faleceu no dia 14/02/1997 e seu corpo repousa na cripta da igreja matriz, por ele mesmo construída e onde localizou o túmulo para sua sepultura.

O então Orfanato Papa João XXIII, titulado hoje como Obra de Assistência Social Papa João XXIII, foi assumido desde maio de 1998, pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que prestam atendimento no contraturno escolar, como forma de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e que tem como finalidade acolher e atender crianças e adolescentes, prioritariamente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sendo uma Entidade essencialmente filantrópica, coordenada pelas Irmãs e administrada por uma diretoria leiga, vive de doações da comunidade, associados e contribuintes. A entidade presta atendimento diário para aproximadamente 150 matriculados, onde são oferecidas duas refeições diárias e diversos projetos de atividades culturais e esportivas.

 Atualmente estão estruturadas na paróquia as seguintes pastorais e movimentos, formadas por cristãos enraizados na fé em   Cristo e Maria Santíssima, engajados no espírito  de promoção, como  Pastoral da Criança, Pastoral Catequética, Pastoral do Dízimo,  Pastoral da Liturgia e Canto, Pastoral Familiar, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Batismo, Pastoral da Acolhida, Pastoral   Vocacional, Encontro Matrimonial, Cursilho, Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, MECE, CPP, CAE, RCC, Coroinhas de Deus, Infância Missionária, Terço dos Homens, AEDM, Terço das Mães que rezam pelos filhos e Grupos de Cantos. Conta-se também com várias comunidades rurais e urbanas.

Muitos foram os sacerdotes que estiveram à serviço desta comunidade, como instrumentos de comunhão e evangelização, contribuindo de forma vocacionada e afetiva em prol da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Pe. Antônio Luigi Martinell, Pe. Pedro Canísio Dapper, Pe. Geraldo Scheider, Pe. Zenildo Megiatto, Pe. Nunzio Reghenzi, Pe. Edmar Peron, Pe. Israel Zago, Pe. Hélio Takemi Sakamato, Pe. Sidneis Salazar, Pe. Gerson França, Pe. Leomar Antônio Montagna, Pe. Benjamin Alves Barbosa, Pe. Fricot Millen e atual pároco, Pe. Onac Axenat.