Ano Jubilar
O ano jubilar é o marco da comunidade, que ao escrever sua história, encontra-se renovado e vivificado na graça de Deus. O fortalecimento da fé e da esperança transfigura-se através das ações promotoras de espiritualidade e fraternidade. E, como sinal de Igreja viva, Jesus realiza todos os dias, o milagre do amor, através da sua Mãe Santíssima, ícone de virtude e caridade, Nossa Senhora do Rosário.
Vera Cavalli
Professora
Tesoureira do Conselho de Assunto Econômico (CAE).
Mensagem do Pároco
“Juntos celebramos uma história de missão e fé”!
“A alegria do Senhor é a nossa força.” (Ne 8,10).
É com sentimento de alegria e paz que quero dirigir minha mensagem a todas as pessoas e colegas sacerdotes que passaram e trabalharam nesta Paróquia; aos paroquianos, lideranças, pastorais, serviços, movimentos e amigos: Parabéns e minha gratidão! “Na gratuidade do amor, Deus enviou seu Filho para tornar-se conhecido a todos!”
Chegou o momento de agradecer, de olhar o longo caminho que percorremos como Paróquia e fazer um balanço das atividades realizadas. Para se chegar a esse Jubileu, foram necessários muitos trabalhos, compromissos assumidos e empenho de muitas pessoas. Tudo está guardado em nossa memória e em nossos corações. Pois o jubileu é sempre um tempo de avaliar e reavaliar as atividades e os projetos comunitários. É tempo de reconciliação e de pedir perdão. O perdão renova as esperanças. Sempre precisamos do perdão de Deus e das pessoas. Quem caminha corre o risco de cair. É melhor correr o risco do que ficar parado. “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG 49).
A origem do jubileu está na Bíblia. Todo quinquagésimo ano, a contar da entrada de Israel na Terra da Promessa era celebrado. Durante o ano do jubileu, a terra não podia ser cultivada, e os escravos hebreus deviam ser libertados. As terras hereditárias que tinham sido vendidas eram devolvidas. Em certo sentido, o jubileu era um ano inteiro de festividade, um ano de liberdade em que a nação voltava à condição que Deus havia estabelecido para ela no princípio (cf. Lv 25,10-17). Essa condição nós a encontramos no Gênesis que fala do ato criador de Deus. O paraíso é para a boa convivência do homem, da mulher e da comunhão com Deus.
Ao celebrar nosso jubileu de 60 anos, construindo nossa história, evangelizando, promovendo a dignidade humana, voltamos ao que Deus quis para nós desde o começo. Voltamos ao sonho d´Ele a nosso respeito. Voltamos ao primeiro amor. Aquele amor que nos fez caminhar, nos sacrificar e não desanimar.
Gostaria de enaltecer alguns trabalhos, atividades que tivemos durante esses últimos anos: visitas missionárias, formações missionárias, formações litúrgicas e pastorais, implantação de pastorais, movimentos e serviços, encontros com jovens, reuniões do CPP e do CAE, reforma da igreja, construção de banheiros, sistema hidráulico do salão paroquial, construção do Centro Pastoral e criação de duas comunidades: São Rafael e Santa Rita de Cássia. Foram momentos enriquecedores, gratificantes e de muita luz. Enfim, foi um momento de acolhida e reconhecimento da graça de Deus.
Agradecemos a Deus por tudo o que conseguimos realizar durante esses anos sob a sua benção. Agradecemos a todos que de uma forma ou outra nos ajudaram para que o Jubileu acontecesse em nossa Paróquia. A todos sem distinção meu muito obrigado! Concluo com as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.
“Duc in Altum !” – Vai para frente!
Padre Onac Axenat – SSST
ORAÇÃO DO JUBILEU DE 60 ANOS.
Pai de amor e bondade, apresentamos a vós o jubileu de 60 anos de nossa paróquia e agradecemos por todas as pessoas que por aqui passaram e vos serviram, agradecemos as inúmeras comunidades, obras, pastorais, serviços e movimentos que surgiram. Pedimos a bênção de nossa padroeira nossa Senhora do Rosário, a fim de que fortalecidos sob a luz do Espírito Santo, sigamos seu exemplo, sendo perseverantes no anúncio da Boa Nova, na oração do Santo Rosário e no serviço aos necessitados. Nossa Senhora do Rosário, Mãe de Deus e nossa, nos acompanhe sempre! Amém.
Simone Bannwart Rufato
Contato: Pe Onac Axénat
axonac.axenat@gmail.com