Como foi previsto, na manhã desse domingo, dia 21 de agosto de 2022, toda a comunidade paroquial da Imaculada se reuniu para saudar a saída do padre Roberto Le Goff e acolher fervorosamente o padre Lanio Maximin como novo pároco. Muitas pessoas se fizeram presentes nesse grande momento de emoções. Foi também um momento de muita alegria em que muita gente aproveitou para cumprimentar o sacerdote francês por provavelmente uma última vez. A missa foi presidida pelo padre Roberto com a presença de alguns concelebrantes e diáconos permanentes: Dom Joaquím, Pe. Fricot, Pe. Wesly, Pe. Lanio, Pe. Luís Pieretti, Pe. Damas, Diác. Martonildo, diác. Damião e diác. Severino. No início da celebração eucarística, o ofício de nomeação do novo pároco foi lido pelo diácono Márcio Damião e, logo depois o presidente deu continuidade à celebração entoando o ato penitencial.
O Padre Roberto, na sua homilia, considerou a sua despedida celebrada no dia da festa da Assunção de nossa Senhora como uma benção divina. Pois, Maria é exemplo de todo missionário. Acompanhemos a homilia integralmente:
« A Igreja do Brasil adiou a festa da Assunção de Nossa Senhora marcada no dia 15 de agosto para este domingo, dia 21. No dia que vivo com a comunidade paroquial a minha despedida da paróquia, da diocese e do Acre, recebo este adiamento como uma bênção divina. Pois, Maria é exemplo de fé e de esperança, exemplo de acolhida e de serviço do seu filho Jesus, exemplo de missionária, oferecendo, revelando seu filho a Isabel, aos pastores, aos magos, aos casados de Caná…. Maria é para nós, católicos e católicas, não uma deusa, não um ídolo, mas um exemplo e sobre tudo a mãe de Jesus e, por decisão de Jesus, a nossa mãe. Hoje celebramos a entrada na glória do céu de Maria, a fiel serva de Deus e de Jesus, desde o seu sim ao anjo Gabriel até e além de receber seu filho morto descido da cruz nos seus braços de mãe. Um sim repetido até sua morte, o melhor sua dormição.
Como Igreja, proclamamos que Maria foi encontrar seu Filho Jesus que a ofereceu a seu Pai que é nosso Pai do céu, de corpo transformado como o corpo de Jesus ressuscitado e de alma. É uma questão de fé. Celebrar a entrada de Maria na glória do céu é uma benção, dizia eu, para todos nós da paróquia a ela dedicada, como Imaculada Conceição, para nós da diocese de Rio Branco que está sob a proteção de Maria, nossa Senhora de Nazaré, do Brasil cuja padroeira é Maria, nossa Senhora Aparecida, da América latina, tendo Maria, nossa Senhora de Guadalupe, como guia, e acrescento para mim pessoalmente, como Padre da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, que tem como padroeira principal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Muitos títulos dados a Maria que mostram e provam que ela continua a cuidar de seus filhos e filhas da Terra, lá do céu onde ela espera, com Jesus, todos e todas. Hoje, celebro a minha partida, mas ainda não é para lá onde está Maria, pelo menos, peço a Jesus de poder continuar ainda algum tempo e em outro lugar a missão recebida há 52 anos no dia da minha ordenação sacerdotal. Nossa Senhora, Imaculada Conceição. Perpétuo Socorro, rogai por nós todos e todas« .
Depois da homilia o bispo procedeu pela profissão de fé do padre Lanio, as renovações das promessas sacerdotais e a entrega da chave do sacrário. Isto é, o novo pároco assume oficialmente a paróquia Imaculada Conceição de Rio Branco. O pároco que está saindo deu um abraço no padre Lanio em sinal de acolhimento e de passação.
O padre Roberto expressou a sua ampla satisfação por ter recebido missão no Acre. Ele não será esquecido pelo povo acreano. Nessa circunstância, ele agradeceu a todos, especialmente aqueles que se envolveram na missão com ele. Vejamos o discurso dele:
« Quero agradecer antes de tudo o nosso Pai do céu e seu Filho Jesus que me escolheram, enviaram e sustentaram para revelar, bem ou mal, o seu amor para todos e todas. Quero agradecer a diocese de Rio Branco, outrora Prelazia do Acre e Purus, seus pastores: dom Joaquim, que me dá, nos dá a alegria de estar presente conosco e possa rapidamente recuperar suas forças físicas, dom Moacyr que, espero, entrou na festa do céu. Os dois me acolheram e ajudaram a viver a minha vocação sacerdotal e a minha missão. Sou grato ao povo de Boca do Acre que me recebeu durante 7 anos e sobretudo ao povo da paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição que me acolheu, eu diria que me aguentou…, durante 21 anos.
Povo da capital com seus bairros antigos e novos, povo da imensa zona rural pelas estradas BR 364 e 317 e seus ramais, pelo rio Acre: seringueiros, ribeirinhos, agricultores, zona rural ou interior pertencendo hoje a outras paróquias. Meus agradecimentos a todos e a todas, membros das comunidades, aos diáconos Martonildo, Damião, Severino, aos ministros e ministras, catequistas, jovens, coroinhas, aos responsáveis e membros dos serviços, pastorais, movimentos. Meu obrigado aos Padres da diocese, representados pelo Padre Luis Pieretti, da Sociedade de São Tiago, ao Padre Fricot, seu superior regional que foi pároco da Imaculada e ao Padre Wesly, às Religiosas de Jesus Crucificado, das Servas de Maria, das Josefinas. Quero agradecer a TV diocesana que cobre este evento.
O meu abraço aos meus estudantes e às minhas estudantes aos quais, anos atrás, dei o curso sobre os Sinóticos, e mais recentemente o curso de latim e aos seminaristas que descobriram a beleza da língua francesa….Deixo a paróquia sob responsabilidade do Padre Lanio que assumira sua missão ajudado pelo Padre Damas e por todos vocês, paroquianos e paroquianas. Os dois são ainda jovens, esportistas, dinâmicos, cheios de projetos. As distâncias geográficas vão agora me afastar do Acre, do seu povo, mas eles estão e permanecerão gravados, presentes no meu coração.
E se não mais nos encontramos aqui nesta terra abençoada da bela e imensa grande Amazônia, rogo a Deus que nos encontremos todos e todas lá onde Maria entrou, acolhida por seu filho Jesus, lá onde nos precede a multidão dos santos e santas. Até lá ou quem sabe, antes….
Que Deus os abençoe. Que Maria, exemplo de fé, exemplo de discípula de Jesus, exemplo de serva e de missionária, os auxilie e os ampare para serem dignos e dignas da sua vocação de batizados e batizadas, de membros do povo de Jesus Cristo. Com minha gratidão, com minhas desculpas, até?……«
Por fim, o novo pároco, no seu discurso, emprestou algumas palavras da Virgem Maria para exprimir a sua gratidão:
“A minha alma engradece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador… o Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nomeˮ.
Agradecendo a todos pela confiança depositada nele, aproveita também para pedir a graça de poder fazer um bom trabalho pastoral.
Excelentíssimo Reverendíssimo dom Joaquin Pertiñez Fernández, bispo da Diocese de Rio Branco, Reverendíssimo Padre Fricot Milien, superior regional da sociedade dos sacerdotes de e São Tiago aqui no Brasil, Reverendos padres, diáconos, religiosas aqui presentes, caros seminaristas, estimados coordenadores (as) das Comunidades da paróquia Imaculada Conceição, prezados membros de diferentes serviços, movimentos e pastorais desta mesma paróquia, telespectadores (as), vocês que estão nos acompanhando pelo Facebook, amigos que vieram de outras paróquias, caros paroquianos (as), belo e santo povo de Deus aqui presente. Neste dia em que a Igreja no Brasil celebra a Assunção de Nossa Senhora, a sua elevada ao Céu de corpo de alma, empresto algumas palavras de Nossa Senhora para pode elevar a Deus as expressões do meu coração, como gesto de gratidão.
“A minha alma engradece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador… o Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nomeˮ. Obrigado meu Deus santo, todo poderoso, rico em misericórdia, por ter me criado, por ter me dado o ser e o movimento, por ter me escolhido como sacerdote para o serviço do seu reino apesar das minhas limitações. Segundo a organização da nossa Igreja, os sacerdotes precisam de uma diocese, de uma paróquia para exercitar a sua missão de padre. Portanto, logo após a minha ordenação sacerdotal fui designado pelos meus superiores para iniciar a uma minha missão sacerdotal aqui na diocese de Rio Branco. Desde a minha chegada, sempre fui bem acolhido pelo clero, especialmente pelo dom Joaquin que me trata com muito carinho, e hoje depois do consentimento dos meus superiores hierárquicos, me nomeou, me empossou como pároco aqui da paróquia Imaculada Conceição. Muito obrigado dom Joaquin, pela confiança depositada em mim, especialmente em nosso Instituto São Tiago.
Dom Joaquin, pode contar com as minhas francas colaborações como eu também conto com as suas para o bem da Igreja e de seus fiéis. Saúdo a presença do nosso superior regional, o padre Fricot Milien e lhe agradeço de coração por estar aqui neste dia. A sua presença traduz a atitude de um bom responsável religioso; sempre disposto a escutar a acompanhar os seus confrades nas suas devidas atividades missionárias. Peço-lhe por gentileza, de transmitir também os meus agradecimentos ao padre Paul Dossous, superior geral do nosso instituto, e ao seu conselho geral pela confiança depositada em mim desde seminarista até hoje. Agora me dirijo ao padre Roberto com quem eu convivi durante dois anos e meio na paróquia Imacula Conceição; aquele que me acolheu no momento difícil (pandemia), que me introduziu na missão acreana. Digo-lhe que sou muito grato por essa experiência missionária vivida juntos.
Aprendi do senhor muitas coisas que me servirão para dar continuação a sua nobre missão aqui nesta mesma paróquia. Que o bom Deus restaure a sua saúde física e lhe conceda uma vida longa e santa.“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a doisˮ ( Mc 6,7).
Ao padre Damas que é o meu companheiro de missão, muito obrigado por estarmos juntos nessa nobre missão. Peço a Deus a graça de podermos fazer um bom trabalho pastoral de mãos dadas junto aos nossos paroquianos. Pelas intercessões de nossa Senhora Imaculada Conceição, que nossa missão aqui, dê muitos frutos e que os frutos permaneçam.
Os meus agradecimentos são endereçados aos diáconos da paróquia. Obrigado pela sua participação nesta celebração e pela sua missão. O padre Damas e eu, confiamos e contamos sempre com as suas sinceras colaborações para um bom andamento pastoral de nossa paróquia. Aos padres que vieram de outras paróquias, religiosas, seminaristas, obrigado de coração por sua amizade e por seu semso eclesial.
O pessoal da TV diocese, que estão transmitindo a nossa celebração aos confins do mundo, obrigado por esse nobre serviço, Deus lhes pague! Enfim, amados paroquianos da Imaculada conceição, povo lindo e santo de Deus composto de: coordenadores de comunidades e seus membros, de diversos ministérios, coordenação paroquial, serviços pastorais, movimentos, funcionários da paróquia. Sou muito grato por sua participação nesta celebração.
Obrigado pelo seu esforço para estar aqui nesta manhã. Obrigado pelo bom tratamento que nós padres já recebemos de vocês.
Obrigado por estarem contribuindo materialmente e espiritualmente na missão de sua paróquia.
Não quero prometer nada, se não a minha disponibilidade de padre, e peço a Deus a sua graça e a sua benção para que possamos formar uma paróquia unida, acolhedora, evangelizadora, uma paróquia onde cada um se sente responsável pela salvação do outro. Que as intercessões da Virgem Imaculada nos acompanhem sempre! »
Foi uma linda celebração. Agora, o padre Roberto Le Goff está voltando para a região SUDESTE do Brasil onde ele vai iniciar uma nova aventura em Campinas (São Paulo), morando na casa regional dos sacerdotes de São Tiago. A todos eles, desejamos uma bem-sucedida missão.