Paróquia Missionária – Amar e servir o povo!!


Em tempos de pandemia as pessoas passaram a viver mais reclusas, gerando em algumas situações, um período de doenças e enfermidades emocionais. No entanto, o silêncio e o recolhimento trouxeram calmaria que propiciaram uma aproximação íntima com Deus.

O silêncio do Senhor faz e refaz, onde a missão é grande e árdua, pois o mundo precisa ainda mais da proximidade do Criador, assim como exorta o Papa Francisco à prática da missão, que    desperta o espírito de prontidão.

Ao sair de si para o mundo, no propósito de ser um missionário, o cristão pode mergulhar-se dentro de si   mesmo, através da reflexão, da   fé, da esperança e da caridade, e assim produzir os frutos tão desejados, os mesmos frutos que a paróquia tem colhido, mesmo em tempos difíceis e temerosos. A fraternidade tornou-se vivamente intérprete das ações traduzidas nas transformações dos anseios da comunidade.

Esta comunidade não vacilou em seguiu em busca das condições necessárias para atender e direcionar crianças e adolescentes. Assim foi inaugurado o Centro Pastoral Padre Antonio Luigi Martinelli, na data de 05 de junho do corrente ano, às 17h, com a presença ilustre de Vossa Excelência Dom Frei Severino Clasen.

O momento de gratidão a Deus, ao povo e também à presença do arcebispo. E, nesta mesma data, foi celebrado o sacramento da Crisma, que segundo a doutrina da Igreja Católica, é o sacramento em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma. Ao receber o sacramento da confirmação, o crismando afirma, por conta própria, que é membro da fé católica. E, com grande alegria, 63 adolescentes e jovens confirmaram o seu batismo.  E, as celebrações continuaram   nos dias 02 e 07 de julho, com a Primeira Eucaristia de 64 adolescentes, em dois momentos de celebração, respeitando o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.  E, ainda Celebração do Batismo e Matrimônio, com três crianças a cada celebração e até quinze convidados.

Na cerimônia do Matrimônio com até no máximo, cinquenta convidados. A comunidade em festa, a comunidade em missão, proclamando o Reino, pregando o Evangelho e praticando o seu ensinamento, com essência e virtude. E, ao mesmo tempo, fazendo-se pequena, diminuindo-se para engrandecer o Cristo através dos seus ensinamentos, onde a humildade e a misericórdia são os caminhos e   as verdades que vão ao encontro da vida, e da vida em toda sua plenitude.

A Paróquia encontrou nas intempéries da caminhada os passos da docilidade e da mansidão, ao caminhar com Maria, sempre de mãos dadas, e mais especialmente no próximo dia 07 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da comunidade.  A festa foi instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, para celebrar a vitória dos cristãos após uma grande batalha de Lepanto.

Que a Virgem Maria, bendita entre as mulheres, possa continuar abençoando e protegendo o povo bem-aventurado.

Louvemos Nossa Senhora!!!

Vera Cavalli, professora e membro do CAE