Nosso Carisma


Nós reconhecemos simplesmente que recebemos do Espírito Santo um certo dom de fraternidade e de fidelidade.

Desde 1865, ele nos ensinou e nos conduziu mais pelos acontecimentos do que pelos escritos do Padre Fundador que nunca tivemos.

O dom do Espírito foi propagado na história dos povos e das Igrejas que nós servimos depois de mais de um século.

E na nossa história, ele sempre guarda o direito da iniciativa.

« Enviado do Pai, o Senhor Jesus Cristo, morto e ressuscitado, está, pelo seu Espírito, no coração da vida apostólica dos missionários.

É em união com Ele que se prepara e se realisa seu trabalho com tudo o que ele contém de esforços, de sucessos e de fracassos.

É Ele que fez deles apóstolos, mensageiros de seu Evangelho ; mas eles permanecem seus discípulos, sempre atentos à sua Palavra ». (Constituições, C. 78)



Espírito Missionário na Sociedade


Atentiva aos apelos das Igrejas particulares na continuidade da Missão, a Sociedade pretende continuar sua vida e seu serviço à escuta do Espírito Santo através da Palavra de Deus e dos sinais dos tempos, num espírito de FIDELIDADE à herança espiritual da família centenária dos missionários de São Tiago ;

um espírito de FRATERNIDADE alegre e solidário que nos mantém mesmo nas condições mais difíceis e que é um testemunho apostólico ;

um espírito de compreensão e de ATENÇÃO fraterna aos mais idosos que dedicaram suas vidas ao serviço do Reino e aos jovens que estão se preparando,

um espírito de INCULTURAÇÃO e de integração nas Igrejas de adoção ; um espírito de DISPONIBILIDADE e de plena COOPERAÇÃO com a Igreja local e um espírito de POBREZA que se manifesta num estilo de vida em harmonia e em simpatia com o povo.

(Texto de orientação da Assembléia Geral de 1982,

inserido nas Constituições para a Assembléia de 1987)


Quem somos nós ?

Uma família de missionários


A Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago é uma congregaçao de sacerdotes missionários chamados por Cristo e pela Igreja, impelidos pelo Espírito para ir ao encontro de seus irmãos de um outro país, de uma outra cultura :

· para anunciar a Boa Nova,

· para partilhar « A maravilhosa riqueza do Cristo »,

· para constituir um laço entre as Igrejas particulares,

· para serem atores e testemunhas da universalidade da família de Deus, (Constituições, C. 1).

COMPROMISSOS e FINS da SOCIEDADE

Plenamente solidária às Igrejas particulares onde está presente, a Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago não tem outro projeto apostólico que o de lhes oferecer a disponibilidade confiante e ativa de cada um de seus membros para uma evangelização que seja, ao mesmo tempo, anúncio autêntico de Jesus Cristo e força de liberação e de promoção integral do homem.


A Sociedade se compromete firmemente com os bispos, os animadores e os responsáveis das comunidades cristãs, na elaboração e na execução de projetos apostólicos de conjunto adaptados à uma situação marcada pela miséria, pela ignorância e o desrespeito dos direitos do homem.

SOCIEDADE DOS SACERDOTES DE SAO TIAGO

Deus Amor, vem se unir aos homens para compartilhar aquilo que Ele é.

Por amor, Ele envia seu Filho, homem entre os homens.

Ele morre na cruz por amor.

Ele ressuscitou para que todo homem tenha a vida em abundância. Ele retorna a seu Pai.

Ele envia o Espírito de Amor para que todos os homens o vivam.

Movimento do Amor que emana de Deus para encontrar os homens, retorna para Deus e, novamente, se dirige ao reencontro dos homens, para transformar suas cruzes em vida. Espiral que vai sempre mais alto e mais longe. A Missão é o movimento do amor de Deus que encontra os homens para a sua salvação e que retorna para Deus, para a sua glória.

A Missão : para a glória de Deus e a salvação do mundo.

O símbolo São Tiago


Uma chama de fogo…

Missao

na Haiti

Missao

na França

Missao

na Brasil

Assembléia Geral 2011

A.G. 2011 - Fotos

Página Inicial