Sou Eneme Previl, natural de Haiti. Nasci no dia 06 de marco de 1992 na paróquia São Francisco Xavier na cidade d’Acul Samedi na diocese de Fort-Liberte.
Serei ordenado diácono transitório para a Sociedade dos padres de São Tiago no dia 18 de novembro de 2022, na cidade de Floresta no Estado do Paraná no Brasil.
A minha vocação nasceu no seio familiar. Foram meus pais que me ensinaram o caminho da Igreja. Lembro-me quando, ainda mocinho, meu pai nos chamava para rezar antes de dormir. Assim, aprendi as primeiras orações cristãs. Quando fui morar na cidade, participava muito mais nas atividades eclesiais, pois tinha atividades diariamente. Foi ao participar numa celebração Eucarística que me veio pela primeira vez a ideia de “querer ser padre”. Desde então essa ideia me inquietava e continuava com mais fervor dentro de mim, inclusive durante toda a preparação para a minha primeira Eucaristia. Depois de receber a primeira eucaristia foi esse o primeiro pedido que fiz à Deus: a graça de realizar a minha vocação e de servi-Lo como Padre.
Após um ano de encontros vocacionais junto da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, fui escolhido para entrar no propedêutico. Entrei no dia 04 de outubro de 2015, foi ali que aprendi como ser seminarista e como é o caminho para responder ao chamado de Deus. Já no Haiti, os momentos de inserção em paróquia foram para mim de grande proveito, pude ter contato com realidades diferentes da minha paróquia da origem, pude fazer experiências com Padres felizes que me incentivava a seguir minha vocação. Terminei a primeiro ciclo em 2018, e fui escolhido, junto com o meu colega, para fazer o segundo ciclo da formação aqui no Brasil.
A minha adaptação no Brasil começou pela aprendizagem da língua portuguesa. Durante os três meses que fiquei no CENFI tive a alegria de viver forte momento intercultural, pois éramos 11 missionários de 10 países. Esta inserção noutra realidade eclesial e cultural me permite ter uma outra visão da Igreja. Como também iniciar a minha preparação próxima para a missão ad extra, ad vitam, ad gentes et cum eclesia.
Diferente da minha realidade de origem, vejo no Brasil uma Igreja mais aberta e articulada, presente na vida do povo e na sociedade. Tanto no Haiti quanto no Brasil, vejo uma Igreja que se compadece com a situação dos marginalizados e fragilizados; que busca ser sal da terra e luz do mundo numa sociedade decadente e sem referência, com pastores que se dedicam, no meio de tantos desafios, à ser um outro Cristo na vida do povo.
Nas vésperas da minha Agregação definitiva e da ordenação diaconal, me sinto seguro e pronto para dizer sim a Deus na Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago. É um momento de grande alegria e jubilo para mim, minha família que sempre me apoio e acompanhou e toda a Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago que me deu os meios para responder positivamente ao chamado de Deus.
Estou me consagrando ao serviço do Senhor como missionário ad extra, ad vitam, ad gentes et cum eclesia. Terei os olhos sempre fixos nEle para imita-Lo na missão. Quero ser aquele que, fortalecido por Ele e iluminado pelo Espirito Santo, deixar resplendecer em mim a luz e a alegria de Cristo. Quero deixar os valores do Evangelho norteiam a minha vida e minhas atitudes e ser pastor segundo o seu coração.
Enème Prévil, seminarista da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago.