
Père Fresnel Bellune, spsj
Pour succéder au Père Fresnel Bellune, aux recommandations des Responsables de la Société des Prêtres de Saint-Jacques, l’archevêque de l’archidiocèse de Campinas, Dom João Inácio Müler a nommé le Père Josner Jeudy curé de la paroisse Os Santos Apóstolos, située dans la périphérie de la Ville de Campinas – dans l’Etat de São Paulo. Il continue ainsi la présence de nos confrères de Saint-Jacques qui ont administré cette paroisse depuis déjà de longues années.

Dom João Inácio MÜLLER
Les Pères Joseph Mingam, Joseph Rello, Fricot Milien, Catilus Wilner, Bellune Fresnel, et bien d’autres y ont exercé leur ministère de prêtre et de missionnaire.
Suivent ici le discours du Père Josner Jeudy à la suite de son installation à la paroisse os Santos Apóstolos.
Discurso do Padre Josner Jeudy – spsj.

Père Joseph JEUDY, spsj
Reverendíssimo Dom João Inácio Muller, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campinas; Pe. Fricot Millien, superior regional dos Sacerdotes de São Tiago; Pe. Antônio Alves, vigário forâneo da Forania Santa Mônica; Pe. Fresnel Bellune; os demais padres aqui presente, (…); Diácono Carlos; Caros seminaristas; Coordenadora paroquial de pastoral, Cássia Freitas; Coordenadores e vice coordenadores das nossas comunidades; Coordenadores e vice coordenadores das nossas pastorais, movimentos e serviços; Filhos e filhas da família Santos Apóstolos; Você que está na sua casa, na sua igreja doméstica; Amigos e amigas de outras paróquias; Povo santo de Deus.
Nesta noite eu quero agradecer a Deus pelo dom da minha vocação, agradecer por ele ter cuidado do meu chamado até aqui. Quero agradecer pela confiança depositada em mim e pela certeza de que nunca estarei só porque a Messe não é minha, a Vinha não é minha, é o dono que cuida e dá força àqueles que ele mesmo chama. Quero agradecer ao Dom João por ter aceitado presidir a Santa Missa e por acolher o pedido dos padres de São Tiago para eu assumir a paróquia como pároco. Obrigado Dom João! Conto com as orações do senhor e todo apoio. Obrigado ao padre Fricot, que sempre acreditou em mim. Obrigado ao Padre Paulo, nosso superior geral pela confiança depositada em mim (peço ao padre Fricot que faça chegar ao padre Paulo a minha gratidão).
Ser pároco poderia ser uma noticia assustadora para mim. Mas confesso que não me assustei porque eu acredito em vocês. Acredito no batismo de vocês. Acredito no sacerdócio comum de todos os paroquianos e paroquianas da Paróquia Santos Apóstolos. Juntando o meu sacerdócio ministerial (que também não é meu) e o sacerdócio comum de todos vocês, vamos trabalhar para animar as nossas comunidades, fortalecer a fé, fortalecer a amizade, fazer novos discípulos para a honra e glória do único e verdadeiro sacerdote que é Jesus Cristo! Prometo a todos vocês, como diz no catecismo da Igreja Católica, o meu sacerdócio ministerial estará sempre ao serviço do sacerdócio comum de todos para fazer desenvolver a graça batismal para o bem da evangelização da nossa Paróquia. Prometo a todos vocês a minha presença na vida pastoral e no crescimento da paróquia. Como pároco, como pastor, às vezes vou estar na frente. Às vezes vou estar atrás. Às vezes vou estar no meio. Mas sempre vou estar junto.
Eu tive o privilégio de ser vigário de um grande homem. Eu quero registrar aqui a minha gratidão ao Pe. Fresnel e dizer para ele que ser vigário dele é privilégio para poucos. Muito obrigado por tudo pe. Fresnel. Muito obrigado pela confiança, muito obrigado pela amizade, muito obrigado por tudo que eu aprendi com o senhor. Serei eternamente grato!
Na grande oração feita por Jesus, conhecida como oração sacerdotal – texto que nós lemos em João 17, Jesus reza pela unidade dos seus. Queremos continuar essa oração de Jesus, rezando pela unidade da nossa Paróquia. Porque, trabalhando unidos, vamos conseguir chegar a mais corações e consequentemente salvar mais almas para Jesus.
Quero agradecer a Cássia, nossa coordenadora paroquial que vem trabalhando conosco nessa linha. Na linha da unidade que foi, que é e sempre será o desejo de Jesus e da nossa Paróquia Santos Apóstolos. Ficamos muito felizes vendo a colaboração dos nossos coordenadores das comunidades, das pastorais, dos movimentos e serviços nesse trabalho de unidade. Eu agradeço de coração!
Como vigário, junto com o padre Fresnel, eu incentivei isso. Trabalhando em unidade. Como pároco, eu vou continuar incentivando cada vez mais porque eu acredito que é o caminho certo. Trabalhando unidos, as 10 comunidades vão se conhecendo melhor, uma vai conhecendo a realidade da outra, as pastorais vão se conhecendo, as pessoas vão se conhecendo, assim um consegue ajudar o outro na sua realidade. Para que isso aconteça, às vezes vou estar na frente, às vezes vou estar no meio, às vezes vou estar atrás. Mas sempre estarei presente.
Não me assustei com a missão de ser pároco, porque como vigário, procurei junto com vocês, fortalecer as nossas pastorais. Cada pastoral, movimento e serviço representado aqui nesta noite, é importante para a nossa paróquia. Precisamos trabalhar para fortalecer cada vez mais todos eles e fazer como Jesus fazia. CONVIDAR AS PESSOAS PARA TAMBÉM SEREM AGENTES DE PASTORAL. Dizer para todos que é belo, é lindo, é maravilhoso ser membro de uma pastoral. Para esse trabalho de fortalecimento das pastorais, podem ter a certeza: às vezes vou estar na frente, às vezes vou estar no meio, às vezes vou estar atrás. Mas sempre estarei presente.
Quero terminar agradecendo todos os padres que estão aqui conosco nessa missa de posse. Agradecer todas as comunidades. Agradecer todos os coordenadores de comunidade e pastoral. Agradecer a coordenação desta comunidade que nos recebe nesta noite. Agradecer a todos que durante esses dias estavam quebrando a cabeça para que tudo pudesse acontecer da melhor forma possível. Agradecer a equipe de liturgia e os amigos que estão no salão trabalhando. Agradecer os nossos amigos e amigas da acolhida, que carinhosamente chamamos de anjos. Que Deus abençoe a vida de cada um de vocês que estão aqui conosco, e vocês que estão em casa! Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! – Conto com vocês! Rezem por mim, eu rezo por vocês!